Produzida pela farmacêutica Sinovac, a vacina chinesa contra a covid-19 será testada em crianças e adolescentes a partir do dia 28 de setembro. Segundo a agência Efe, os testes realizados em adultos, atualmente em sua fase final, apresentaram resultados positivos.
LEIA MAIS:
- Síndrome associada à covid-19 já atingiu 197 crianças e adolescentes
- Brasil não atinge meta para nenhuma das principais vacinas infantis
- Coronavírus: casa com suspeitos ou infectados deve receber reforço na limpeza
O laboratório anunciou, no último dia 9, que as duas primeiras fases dos testes da vacina CoronaVac mostraram “boa segurança e imunogenicidade” tanto em pessoas saudáveis com mais de 60 anos de idade como em adultos entre 18 e 59 anos.
Na próxima etapa, até 552 crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 17 anos, receberão duas doses vacina produzida na China e um placebo, de acordo com registro publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Os testes terão início na província chinesa de Hebei.
Em junho, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), selou um acordo entre o Instituto Butantan e a Sinovac para a produção da potencial vacina contra o novo coronavírus. Segundo as autoridades brasileiras, estão asseguradas 46 milhões de doses da CoronaVac no País até dezembro e outras 16 milhões até o primeiro trimestre de 2021.
Permitir que a vacina contra a covid-19 seja oferecida para toda a população, incluindo crianças e adolescentes, é fundamental para reduzir a transmissão em escolas e creches e conter a pandemia de coronavírus.